quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Conscientização


Eu gostaria de saber o que leva as pessoas a abandonar animais. É por que não são humanos? Não. Tanto que o fazem com crianças, também. Mas é diferente. Geralmente, as mães abandonam em casas, instituições ou jogam em rios, mas raramente – e eu nunca sequer vi o jornal anunciar alguma vez- isso é feito com violência.

A explicação pode ser simples: a mãe, sendo ela que gerou o filho, criou um laço, uma ligação, mesmo inconscientemente. Se já é difícil abandonar uma criança à própria sorte sem conhecê-la, imagine sendo a mãe.

Não gosto de comparar os cães com seres humanos. Alguns podem até me julgar por isso, oras. Animais não pensam, não tem alma. Humanos, sim. Falam, sentem, interagem... E por aí vão os argumentos.

E é nesse caminho que o homem fica tão violento com os animais. Afinal, supostamente ninguém sentirá falta deles. Eles nem pensam mesmo. Por que seria errado, por que seria mal-trato?

Esse é o grande problema da humanidade. Está com raiva? Desconte no outro. Não pode fazer isso? Mate cruelmente um animal. Pise nos que estão doentes. Abandone por que o filhotinho cresceu demais e está dando trabalho, e faça-o jogando-o nas ruas. Não é errado, porque não é humano, por que não é a mesma espécie.

Sinceramente, podemos ter evoluído muito. Mas nossa consciência ainda é muito primitiva. Doentia, até.

Claro. Os humanos têm que vir em primeiro lugar, mas isso não quer dizer que podemos acabar com a nossa biodiversidade. A beleza das diferentes espécies, da natureza brincando com as cores e formas, mas cada uma encaixando-se no seu lugar. Um quebra-cabeça complexo. E belo.

Para quê destruir, então? Porque não preservar? Cultivar as diferenças?

E o pior é que o melhor amigo do homem é que recebe mais maltrato. Os cães confiam e amam incondicionalmente. Alguns se tornam ferozes. Mas por puro medo; pelo trauma causado pelo próprio homem.

Quando vir algum cachorro abandonado – ou qualquer outro animal -, no mínimo ligue para a veterinária mais próxima. Irão recolher o animal, e, na melhor das hipóteses, conseguirão arranjar-lhe novos donos. Além de que animais abandonados carregam doenças e podem ser perigosos para a vizinhança.


Quem dera poder chamar uma ambulância para um mendigo nas ruas, arranjar-lhe um lar e emprego.

Mas foram nos pequenos e curtos passos que a tartaruga venceu a lebre, não foram?


CONSCIENTIZE PARA UM MUNDO MELHOR



8 comentários:

Vane Aguiar disse...

Seu texto me comove muito e tenho a te dizer que acho que os animais tem muito mais valor do que muito ser humano. Deus criou todos nós, só temos dintinções pela maneira de viver e pelos insptintos mas fomos feitos para viver juntos, caso contrário os cachorros, gatinhos não se adaptariam conosco, e muito pelo contrário, eles nos ensinam a amar todos os dias, eles nos ensinam o que é perdão, o que é alegria... aprendo todos os dias com meus bichinhos (a bela- cachorrinha, e o Aroldo-passarinho que fica solto).

Já coloquei seu selinho do blog AMANTES DE CÃES no meu blog.

Beijos com carinho

http://cabiveiseincabiveis.blogspot.com/

Vane Aguiar disse...

Queria te pedir se posso postar esse seu desabafo no meu blog, com as devidas referências. Gostaria muito que meus leitores conhecessem este cantinho e lessem este emocionante texto.

Esteja livre para negar se preferir...apenas achei que sua expressão foi magnífica!

Abraços

http://cabiveiseincabiveis.blogspot.com/

Mundo da Onny disse...

Também me senti comovida e orgulhosa...que bom ver que adquiriu bons valores...meu coração saltita por perceber o ser humano que tem se tornado...que Deus ilumine seus passos e suas belas palavras! Que posso mais dizer: AMO VC!!! Beijinhos da MAMITA!

Vane Aguiar disse...

Olá querida nova amiga, publiquei seu texto hoje e gostaria de te agradecer profundamente por isso...

Passe lá para ver o que achou!
Abraços enormes e muito obrigada por seu recado... achei muito bacana e fiquei muito contente...

http://cabiveiseincabiveis.blogspot.com/2009/11/abandono-de-animais.html

Irene Moreira disse...

Olá Scarlet Tudo Bem? Parabéns por esta postagem.... Já deixei um comentário na cópia que a Vane do Cabíveis e Incabíveis colocou e estou com vc e não abro. Depois vai lá e veja a história que contei. Já estou te seguindo e levando seu link OK? Tenho dois cantinhos e quando puder vá me visitar.
http://mamyrene.blogspot.com
http://avitrinedesonhos.blogspot.com

Beijos e bom final de semana

Danjovic disse...

Oi minha linda. Mandou muito bem!!!

Me lembrei de uma frase do Exupèry:
"Se eu sou diferente de ti ao invés de te prejudicar eu te acrescento, eu te enriqueço".

Beijos!!!!

Jackeline Depp disse...

Querida Scarlet, estou contigo...Já evoluímos bastante, mas ainda falta muita evolução moral, por isso ainda vemos tantas coisas horríveis feitas com as pessoas e com os animais!Vamos melhorar nosso planeta cuidando melhor de nossas crianças e de nossos animais!!!
Apareça sempre no JDM...
Abraço de urso!!!
Jackeline-Curitiba-PR
http://johnnydeppmadness.blogspot.com/

Oficina Orgânica disse...

q sua permissão para usar esta foto no meu blog.
e criar comentarios mensais com ela e outras.
ate entrar na cuca da galera,que um animal nao e um brinquedo.
e um ser vivo.
estou tec aqui com 2 de minhas cadelas dormindo no meu pé.
meu mail kiko.kiko1969gmail.com
e o blog
http://oficinaorganica.blogspot.com/
ps:manda recado se p ou não usar esta foto ok.

Related Posts with Thumbnails
 

Amantes de Cães! Copyright © 2009 Design Original de Ipietoon Blogger Template Com a colaboração de fifa
Ilustrações modificadas por Scarlet (eu!) Todos os direitos reservados.